O que é Estilo em Música? (História da Música)

AS diferentes combinações dos elementos da música


Ao escrever uma peça de Música o compositor está combinando diversos elementos musicais importantes que chamamos de componentes básicos da música. Dentre estes se acham:
Melodia / Harmonia / Ritmo
Timbre / Forma / Textura

Estilo?
Empregamos a palavra estilo para designar a maneira pela qual os compositores de épocas e países diferentes apresentam esses elementos básicos em suas obras.
A maioria dos elementos está presente em todos os períodos da História da Música, embora inexistisse harmonia na primeira fase da Música Medieval e não  haja por assim dizer melodia em certas composições do século XX.
De acordo como esses componentes são combinados é  que a peça tem o estilo de determinado período.

Estilos e períodos da História da Música
      Podemos dividir a historia da música em períodos distintos, cada qual identificados pelo estilo que lhe é peculiar.
      Um estilo musical não se faz da noite para o dia, esse processo é lento e gradual, quase sempre com os estilos sobrepondo-se  uns aos outros, de modo a permitir que o novo surja do velho.
      Dificilmente os musicólogos estão de acordo a respeito das datas que marcam o princípio e o fim de cada período, ou mesmo sobre os nomes a serem empregados na discrição do estilo que o caracteriza. No entanto, a seguir apresentamos uma forma de dividir a história da música do Ocidente em seis grandes períodos indicando as datas correspondentes.

       Música Medieval -------------------- até cerca de 1450

       Música Renascentista--------------------- 1450 – 1600

       Música Barroca----------------------------  1600 – 1750

       Clássica ---------------------------------------- 1750 –1810

       Romantismo do século XIX ------------ 1810 --1910

       Música do século XX ------------de 1900 em diante



Componentes básicos da Música
Vamos examinar agora o significado de seis componentes básicos da música antes de passarmos ao estudo do estilo de cada período.
Melodia – um dicionário sugere a definição: “sequência de notas de diferentes sons, organizadas numa dada forma de modo a fazer sentido musical para quem escuta”. Contudo, o modo de reagir a uma melodia é uma questão muito pessoal.
É uma seqüência  de notas executadas sucessivamente.
Harmonia ocorre quando duas ou mais notas diferentes são ouvidas ao mesmo tempo, produzindo um acorde. Os acordes são de dois tipos:
Consonantes, nos quais as notas concordam umas com as outras.

Dissonantes, nos quais as notas dissoam em maior ou menor grau, trazendo o elemento de tensão à frase musical.
Ritmo - A palavra é usada para descrever os diferentes modos pelos quais um compositor agrupa os sons musicais, principalmente do ponto de vista da duração dos sons e de sua acentuação. No plano do fundo musical haverá uma batida regular, a pulsação da música (ouvida ou simplesmente sentida), que serve de referência ao ouvido para medir o ritmo.
Timbre - Cada instrumento tem uma qualidade de som, que lhe é propria, quilo que podemos chamar de “ cor do seu som”.     Por exemplo, a sonoridade caracteristica de um trompete é o que nos faz reconhecê-lo imediatamente como tal, de modo a podermos dizer que diferença há entre esse instrumento e, digamos, um violino. È a essa particularidade do som que se dá o nome de timbre.
Forma - Usamos a palavra forma pare descrever o projeto ou a configuração básica de que um compositor pode valer-se para moldar ou desenvolver uma obra musical.
São vários os tipos de formas ou configurações, obtidos através de diferentes métodos, nos diferentes períodos da história da música
Textura - Algumas peças musicais apresentam uma sonoridade bem densa: rica e fluindo com facilidade. Outras podem mostrar-se com os sons mais rarefeitos e esparsos, por vezes produzindo um efeito penetrante e agressivo. Para descrever esse aspecto da musica, usamos a palavra textura, comparando a trama formada pelos fios de um tecido com a organização dos sons numa composição musical.
Há três maneira s básicas de o compositor “tecer” uma música:
       Monofônica – constituída por uma linha melódica;

       Polifônica – duas ou mais linhas melódicas entretecidas ao mesmo tempo (às vezes, também chamada contrapontística);

       Homofônica – uma única melodia é ouvida contra um acompanhamento de acordes. Basicamente é uma música com o mesmo ritmo em todas as vozes.


Referências
Caderno de Música da universidade de Cambridge
Uma breve história da música
Roy Bennet
ED zahar

0 comentários:

Postar um comentário

Argumento Musical © 2008. Blog design by Randomness